Boletim do Mandato do Vereador BILÉO SOARES
Campinas-SP, Agosto de 2009

Bullying

Aprovado programa contra o "bullying"

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (24/08), em segunda discussão,o projeto de autoria do vereador Biléo Soares (PSDB) que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas municipais de Campinas. O projeto prevê ações interdisciplinares e com a participação comunitária. O objetivo do programa, lembra o autor, é prevenir e combater a prática nas escolas, além de capacitar docentes e equipes pedagógicas para tratar do assunto de maneira adequada.

O bullying é um termo em inglês que descreve toda atitude de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por uma pessoa ou um grupo. Comum tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, o objetivo do ato é intimidar ou agredir outro indivíduo.

São exemplos de bullying os atos de intimidação, humilhação e discriminação; insultos pessoais, apelidos pejorativos, gozações que magoam, acusações injustas, atuação de hostilidade grupal, ridicularização do outro, exclusão e isolamento social da vítima.

O bullying é um problema que atinge crianças e adolescentes em todo o mundo. Segundo dados da Organização Não Governamental (ONG) inglesa denominada PLAN, a cada dia um milhão de crianças sofrem algum tipo de violência nas escolas, afetando a sua personalidade e a saúde física e mental. Uma outra pesquisa do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientações sobre o Bullyng Escolar (Cemeobs), aponta que 40% dos casos ocorrem no pátio da escola.

No Brasil, informações do Centro de Estudos do Bullying revelam que o problema atinge cerca de 45% das escolas. Provocar danos físicos, morais e materiais, usar tecnologias de informação, criar páginas falsas na internet (cyberbullying) sobre a vítima também são considerados bullying.

O projeto segue agora para a sanção do Executivo.

Saiba mais.

Gabinete do Vereador BILÉO SOARES
Câmara Municipal de Campinas
Av. Da Saudade, 1.004 - Sala 20 - Ponte Preta - Campinas - SP - 13041-670
Fone: (19) 3736-1700 - Fax: (19) 3736-1705
bileosoares@camaracampinas.sp.gov.br

Caso não queira mais receber nossos informativos, clique aqui