Discurso


13/05/2009

 

Discurso emocionado marca volta de Biléo à Câmara

Vereador ficou 20 dias afastado para cirurgia de retirada de tumor

 

Depois de aproximadamente 20 dias afastado da Câmara Municipal para retirada de três tumores, o vereador Biléo Soares (PSDB) voltou ao trabalho nesta segunda-feira (11/05). Num discurso emocionado, o vereador agradeceu os gestos de solidariedade que disse ter recebido durante todos os dias em que esteve no hospital e também no processo pós-operatório.

Biléo contou que teve retirado do corpo um tipo de tumor de grau dois, intermediário e moderado.

 

Disse que se trata de uma modalidade rara e que a partir de agora terá de ser submetido a um tratamento de quimioterapia para coibir uma eventual volta da doença. O vereador tucano disse ter se surpreendido com o grande número de pessoas que telefonaram para saber sobre a operação e também desejar rápida recuperação.

Emocionado, ele agradeceu aos médicos que o trataram; as manifestações de solidariedade que recebeu de eleitores, da imprensa, da família e dos amigos. Biléo contou ter ficado muito sensibilizado quando, no dia seguinte à operação, recebeu a visita do ex-presidente da Câmara, Dário Saadi (DEM) e do atual presidente Casa, Aurélio Cláudio (PDT).

O vereador fez questão de dizer que não quer esconder a doença e afirmou que até nestas situações a pessoa precisa ser transparente. “Quando você não esconde a sua doença, e é transparente também na sua doença como você o é na vida pública, só coisas boas podem acontecer”, disse.

Ele advertiu que a luta contra a doença não é fácil, porque além dos problemas físicos que provoca, ainda pode produzir efeitos psicológicos severos.

“Essa é uma doença que solapa; é sorrateira, traiçoeira, virulenta, terrível e que, por vezes, te abala psicologicamente. Por tudo isso, é preciso ter estrutura; ter um exército que cerra fileiras e que assuma com você a luta pela cura”, afirmou o vereador.

O vereador lembrou que, justamente por ser uma luta difícil, é preciso ter vontade de viver. "Não adianta ter fé se você não tem vontade de viver”, afirmou.

Biléo Soares disse ainda que o sucesso da operação e as inúmeras manifestações de apoio que recebeu, o fazem acreditar na plena recuperação. “Descobri que existe uma palavra mágica, que abre as portas: que se chama solidariedade. Esse é o maior combustível para a minha vida”, finalizou o vereador.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Foto: A.C. Oliveira/ CMC

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados