Discurso


17/03/2009

 

Câmara inicia programa de combate ao Bullying

Termo descreve atitude de violência física ou psicológica, intencional e repetida.

 


ver. Biléo Soares (PSDB)

O vereador Biléo Soares (PSDB) quer instituir o Programa de Combate ao Bullying nas escolas municipais de Campinas, através de ações interdisciplinares e da participação comunitária. O projeto será encaminhado às Comissões Permanentes da Câmara Municipal para depois ser discutido na sessão pelos vereadores.

O bullying é um termo em inglês que descreve toda atitude de violência física ou psicológica, intencional e repetida, praticada por uma pessoa ou um grupo. Comum tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, o objetivo do ato é intimidar ou agredir outro indivíduo.

 

O projeto do vereador Biléo Soares pretende conscientizar escola, pais e alunos sobre os efeitos do bullying. “O que a gente pretende fazer é criar nas escolas um programa de capacitação de professores, funcionários, pais, alunos e comunidade como um todo, para minimizar esta prática cada vez mais encontrada nas escolas”, explicou o vereador. Ainda de acordo com o vereador, o programa prevê palestras, seminários e cartilhas como alternativas de orientar a sociedade sobre o assunto.

O bullying é um problema, que atinge crianças e adolescentes em todo o mundo. Segundo dados da Organização Não Governamental (ONG) inglesa denominada PLAN, a cada dia um milhão de crianças sofrem algum tipo de violência nas escolas, afetando a sua personalidade e a saúde física e mental.

No Brasil, informações do Centro de Estudos do Bullying no Brasil, revelam que o problema atinge cerca de 45% das escolas do país.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Foto: A.C. Oliveira/CMC

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados