Discurso


27/08/2009

 

Câmara aprova projeto Visão do Amanhã

 

A Câmara aprovou, nesta quarta-feira (26/08), em primeira discussão, o projeto de lei que institui o programa “Visão do Amanhã”, de autoria do vereador Biléo Soares (PSDB). O objetivo do programa é promover testes de acuidade visual em estudantes da rede municipal.

Esse projeto priva pela prevenção. Se as escolas usassem dessa prática detectariam a tempo os problemas enfrentados pelos seus alunos e que interferem diretamente no rendimento escolar. Há casos de estudantes que escondem o problema até dos pais”, disse o vereador Artur Orsi (PSDB), que fez a defesa do projeto no lugar de Biléo, ausente por motivos de saúde.

A matéria propõe ainda que os testes de acuidade visual sigam a metodologia usada pela escala Snellen e também a observação do comportamento visual do aluno em sala de aula. “O programa vai evitar a evasão escolar e melhorar o rendimento do aluno”, acrescentou Orsi.

Ainda de acordo com o projeto, depois de diagnosticado o problema o estudante será encaminhado para a rede pública de saúde onde terá acompanhamento e assistência de médicos oftalmologistas. Para isso, a Prefeitura, se julgar necessário, poderá fazer convênios e/ou parcerias com a União, Estado, universidades, Organizações Não Governamentais, entidades religiosas, privadas, cooperativas e associações voltadas para a educação e/ou saúde.

O programa “Visão do Amanhã” prevê ainda a realização de campanhas informativas, orientação e conscientização. O projeto volta para a pauta de votação nas próximas semanas para ser levado a uma segunda discussão. Se aprovado segue para a sanção ou veto do prefeito Hélio de Oliveira Santos.

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas.
Fotos: A.C.Oliveira/CMC

 
 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados