Discurso


07/04/2009

 

Câmara aprova Instituto Paulo Freire como utilidade pública municipal

 

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Campinas, na sessão desta segunda, 6 de abril, o projeto de lei 58/2009 de autoria do Vereador Professor Alberto que reconhece o Instituto Paulo Freire de Ação Social, como órgão de utilidade pública municipal.

O Instituto fundado em 2007, presta assistência social a mais de 120 crianças em seu Centro de Desenvolvimento da Criança, no Jardim Monte Cristo - Campinas.

A sessão se transformou de simples apreciação de projeto, para um fórum de discursos inflamados dos vereadores que parabenizaram o vereador Professor Alberto e o mentor do instituto, Pastor Paulo Freire, que foi muito abraçado e elogiado pelos vereadores.

Um grande grupo de irmãos da igreja em Campinas foi conferir de perto a votação.

Além do Professor Alberto que apresentou as justificativas para o reconhecimento, discursaram os seguintes vereadores: Leonice da Paz - PDT; Antônio Flores - PDT; Petterson Prado - PPS; Tadeu Marcos - PTB; Thiago Ferrari - PMDB; Biléo Soares - PSDB; Dário Saadi - DEM;Josias Lech - PT; Jaírson Canário - PT e vereador Miguel Arcanjo.

O vereador Petterson Prado, foi o primeiro a parabenizar o vereador Professor Alberto pela iniciativa, segundo ele, louvável, pois trabalha com a "mudança de comportamento daquelas crianças". O vereador Tadeu Marcos também elogiou e frisou o cuidado com as crianças.

A vereadora Leonice da Paz apresentou um "discurso-pregação", ressaltando que esta forma de fazer ação social é a expressão "da verdadeira mensagem do amor ensinada por Cristo - o amor ao próximo". Ela notabilizou a presença da irmã Léa Costa, como uma "importante líder feminina" e se dirigindo ao Pastor Paulo ela afirmou que ele é "nosso maior líder da Assembléia de Deus em nosso município".

Ela disse ainda que "este projeto me sensibiliza" e notou em seu discurso o grande número de irmãos que estavam presente dizendo que "grande parte da nossa população está voltada para esta causa", referindo-se aos membros da AD Campinas.

O vereador Antonio Flores, enfático, sintetizou que a entidade merece crédito "porque age de forma filantrópica" ressaltando que uma entidade que leva o nome de alguém, sabe a quem está homenageando. No final ele lembrou o professor Paulo Freire - ícone da educação nacional - e Pastor Paulo Freire, como duas grandes personalidades que trabalham em prol do social.

O vereador Tiago Ferrari, falou sobre a preocupação do vereador Alberto com a educação e parabenizou a equipe do instituto. Já o vereador Josias Lech, disse "onde tem a fé tem a obra". E finalizou que "só pelo fato da mobilização, já se mostra a seriedade do trabalho".

O vereador Biléo Soares se emocionou e comentou que "há momentos na vida em que o coração bate mais forte". Ressaltou a importância do trabalho de ação social desenvolvida pela igreja e finalizou dizendo que "vamos ter mais gente palmilhando as estradas, sem drogas, sem violência" e "Campinas ganha com esta propositura".

O Politizador disse que protocolará uma "moção de aplausos a este povo maravilhoso que está na minha frente, os evangélicos".

O vereador Jailson Canário que conhece bem a região onde está instalado o instituto, disse que "sempre sonhou, em ter um espaço para aquelas crianças" e afirmou ser testemunha ocular dos resultados: "Tenho visto ao vivo como aquelas crianças tem mudado" e finalizou "graças a Deus que veio o Instituto Paulo Freire".

O vereador Miguel Arcanjo, encerrou os discursos dizendo "Vocês são verdadeiramente servos de Jesus".

Diversos vereadores desejam que a igreja leve o trabalho do Instituto para outros bairros carentes da cidade.

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados