Discurso


18/02/2009

 

6a Reunião Ordinária, realizada aos 18 de fevereiro de 2009

 

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. Presidente, vereador Valdir Terrazan, senhores membros da Mesa, Srs. vereadores, Sra. vereadora, distinto e digno público presente. Eu, antes de vir para cá hoje, no meu carro fazia uma reflexão de como vamos melhorar este mundo. Eu pensei: o que vai melhorar este mundo, Cirilo, é se houver participação e engajamento das pessoas, na nossa rua, todos participando, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso Estado. O caminho para construir uma sociedade melhor é palmilhar a estrada da participação. Porque política não é um clube de má fama. Mas também não é uma ação entre amigos. O pior da política é a omissão. Política é um encaminhamento de nossos interesses, vereador Alberto Fonseca (Prof. Alberto), para a formulação de decisões. É administrar os nossos sonhos. Se a participação é fundamental, vereador Antonio Flôres, o que não dizer da classe política, que é ungida, que é eleita pela massa, pelo povo? Por essas e outras, o deputado Carlos Sampaio reuniu-se com o prefeito Hélio de Oliveira Santos, buscando prioridades e alternativas para a cidade. Nós temos a nossa posição de oposição, mas o bem da cidade deve indicar o caminho fecundo e fértil para as nossas realizações.
Marcamos, então, uma reunião com o ex-governador, Secretário de Desenvolvimento Econômico, amigo, Geraldo Alckmin. Fomos todos nós para essa reunião, vereador Jorge Schneider, imbuídos dos melhores ideais. E ficamos com o governador, o prefeito Hélio, o deputado federal Carlos Sampaio, a deputada estadual Célia Leão, o vereador Artur Orsi, o vereador Valdir Terrazan e o vereador Gilberto Biléo Soares (PSDB), conversando e vendo qual seria a grande prioridade de Campinas. Entendíamos e entendemos, vereador Campos Filho, que era trazer para Campinas para cumprir a vocação de nossa cidade, vereador Tiago, as FATECS, Faculdades de Tecnologia e as ETECs, de ensino profissionalizante. Depois de uma hora e meia de conversa, foi batido o martelo e a boa notícia que trazemos é que em seis meses, teremos aqui a ETEC, em seguida a FATEC. FATEC, todo mundo sabe, tem no Estado de São Paulo cerca de 47 escolas ou faculdades e outras tantas ETECs. Então, ficou consignado esse tipo de busca, esse tipo de acordo que nós aprazamos lá. Naquele momento, lá em São Paulo, eu pedi a palavra, obviamente, e disse o seguinte: da minha satisfação de ter voltado a esta Casa, primeiro. E ter trabalhado, de estar trabalhando todos os dias, dando estímulo, vereador Valdir Terrazan, dando vazão à minha vocação, atendendo à comunidade, montando o nosso bloco, fazendo o que gosto. Sou feliz fazendo política.
Segundo: a minha felicidade da estar participando de uma reunião sob comando do sempre governador, Geraldo Alckmin, meu amigo pessoal. E em terceiro, por estar vivenciando um momento raro na política, onde as pessoas deixam de lado eventuais rusgas, diferenças ideológicas, doutrinárias, dogmáticas para buscar o interesse público. E falei mais: que a política, na verdade, era a arte, a ciência do encontro com o bem comum. E é essa política que nós queremos fazer. Portanto, meus amigos, este ano, nós teremos, então, um trabalho nesse sentido, através do Centro Paula Souza, que mantém 47 faculdades de tecnologia, que ministram 45 cursos superiores tecnológicos com 2700 horas, com três anos de duração. Eu entendo também que hoje, para você, o senhor e a senhora, para que possamos fazer política, existem três elementos fundamentais. E os políticos que assim fizeram foram reeleitos. Primeiro: a parceria. Segundo: a consulta popular. E terceiro: levar avante e a bom termo a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Então, naquele momento, o Governo do Estado e o Governo Municipal consagravam um elemento fundamental do processo político, que é a parceria. E através de um convênio vamos trazer para Campinas as FATECS e as ETECs.

SR. VEREADOR JOSIAS LECH (PT): Um aparte, Sr. Vereador.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Pois não, Vereador do PT, Josias Lech.

SR. VEREADOR JOSIAS LECH (PT): Vereador Gilberto Biléo Soares, muito obrigado pela oportunidade de ser seu colega, tenho prestado muita atenção nas suas falas, na sua serenidade, sua tranqüilidade, conhecimento. E quero agradecer a oportunidade de ser seu colega nesta Casa. Quero enaltecer principalmente esse aspecto que o senhor está fazendo questão de frisar, que é a grandeza do homem público. Eu vejo - e muitas pessoas têm me perguntado também, como membro do Partido dos Trabalhadores, que ocupa através do Demétrio Vilagra, a vice-prefeitura da cidade, inclusive neste momento, atuando como prefeito - como é que vocês, do PT, estão vendo essa aproximação do Dr. Hélio com o deputado Carlos Sampaio, com os vereadores do PSDB? Pois bem, e eu respondo: com muito bons olhos. Demonstra uma atitude de grandeza do prefeito municipal de contemplar sim, homens públicos que mesmo estando em partidos diferentes e, num determinado momento ter tido confronto de idéias, como o senhor ressaltou, encaminham propostas em conjunto sim, para o bem da cidade. Parabéns a todos os que se envolvem, sejam vocês, senhores, V. Exª. Do PSDB e o prefeito municipal.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Muito bem. Obviamente, eu falava que esse Parlamento é um Parlamento polivalente, é a instituição seguramente, onde brota a soberania popular. Mas, na verdade, o PSDB tem uma posição política de oposição. Obviamente, aquilo que não vier redondo, aquilo que na realidade, vem de uma maneira obscura, qualquer sinal de corrupção, qualquer questão supérflua, nós estaremos alertas e atentos, eu já falei isso. É assim que se faz uma oposição.
Acho que é o momento de se fazer uma oposição para que as coisas melhorem... Eu já falei, outro dia aqui na tribuna, que eu quero apontar os erros do Sr. prefeito. Eu quero ser convencido, pela base, dos acertos.

SR. PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE VEREADOR VALDIR TERRAZAN (PSDB): Mais um minuto, Sr. Vereador.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Eu acho que é esse o caminho que nós devemos trilhar. Se nós fizermos isso quem vai ganhar é a cidade, quem vai ganhar é o Estado. Trouxemos aqui uma parceria, um convênio porque nós somos situação? Nós somos oposição! Mas é uma posição inteligente, crítica, construtiva. Não será mansa, mas não será sistemática. Esse é o caminho que nós queremos, aqui e agora fazer nesta tribuna, com nossos projetos e com nossas idéias. E, por derradeiro, eu gostaria também de hipotecar a minha solidariedade à família do Toninho e também aos militantes do PT, por essa perda irreparável!
Nós perdemos, nos últimos anos, dois grandes homens públicos, Toninho e Magalhães Teixeira. Fazem muita falta, mas os exemplos deles estão vivos conosco aqui. Exemplos de ética, dignidade e seriedade de propósito. Por isso esse é o exemplo. Haveremos de trilhar esse caminho deixado por Toninho e Magalhães Teixeira, para que consigamos construir a cidade dos nossos sonhos, justa e solidária! Muito obrigado.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereadora, eu louvo e gostaria de enaltecer e destacar a participação da senhora na representação desse projeto, como substitutivo, é fundamental. Eu, quando Vereador em 93/96, apresentei um projeto de lei, que depois virou lei, que diz respeito sobre o atendimento preferencial à gestante, mães com criança de colo, portadores da deficiência e idosos, eu acho que nessa linha a gente pode adequar e inserir nesse contexto a gestante, que realmente às vezes a gente sente nos estacionamentos uma dificuldade muito grande, tanto para o idoso, ainda que exista lá aquela reserva de vagas, para o portador de deficiência e o que diria para gestante, que nem esse espaço tem. Então, eu apoio integralmente, conte conosco, eu acho que esse é o caminho para a gente reparar essa injustiça. Muito obrigado.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Não vou precisar Sr. presidente, Srs. vereadores e distinto e seleto público presente, telespectadores da TV Câmara. Não vou precisar usar esses dez minutos. Já falei no Comunicados de Lideranças, falei sobre o aspecto político da iniciativa, da parceria, entre o Governo do Estado e Governo Municipal, para que possamos assim trazer a FATEC e a ETEC para cá. E, na verdade, companheiros e companheiras, Srs. e Sra. vereadora, é fundamental esse projeto que reza da cartilha tucana, que faz parte do programa do PSDB, que está espalhado por todo o Estado de São Paulo, em 44 cidades, porque é um pacote, ou seja, é um programa anticrise. Você profissionalizar, você inserir - inserir o jovem com conteúdo, com qualidade do mercado de trabalho nesse momento onde se avizinha a crise, que a crise começa a chegar, que a marolinha começa a ganhar fermento. Então, este encaminhamento é fundamental, por isso nós temos que apoiar. Eu queria passar aos senhores alguns dos cursos que são oferecidos pela FATEC e/ou pela ETEC. Por exemplo, agronegócios; análise de sistemas e tecnologias da informação; comércio exterior; eletrônica; gestão de produção de calçados; gestão empresarial, hidráulica e saneamento ambiental; informática; logística; materiais, processos e componentes eletrônicos; mecânica, modalidade e processo de produção; operação e administração de sistemas; processamento de dados, produção de plástico; radiologia; secretariado; turismo e hospitalidade, com ênfase em gestão de empreendimentos, evento, em negócio. Enfim, é uma gama de cursos que são importantes, quer dizer, e na verdade o que vai acontecer? Daqui a seis meses terá um vestibulinho, onde as pessoas vão poder estar participando disso. O Centro Paula Souza vai se unir com a comunidade, a sociedade civil organizada, a comunidade política, e vai verificar também qual é a perspectiva, o que pensa o Poder Público de Campinas, e também fará uma pesquisa para saber a demanda. O que é importante. O que está sintonizado efetivamente, o que está em consonância com aspiração do povo campineiro.
É um momento oportuno para que nós possamos obviamente oferecer sugestões de cursos, de toda a natureza, para que possamos assim chegar naquele denominador comum, que quero dizer em alto e bom som não tem absolutamente paternidade nesse projeto, é do Programa do PSDB, é uma parceria entre Prefeitura e Governo Estadual, mas a sociedade tem que se envolver, tem que se engajar.
Para que vocês tenham uma ideia, são 960 alunos, 960 alunos em dois turnos. São 2.700 horas de cursos, o mínimo de doze salas de aulas, já prevendo três anos de curso. Isso a FATEC. 18 meses a ETEC, ensino médio e curso profissionalizante e a FATEC, Faculdade Tecnológica. 40 alunos por classe.
A FATEC possui reitorias e, sim, um diretor. E então, sendo assim, é fundamental que essa coisa realmente nasça com consistência aqui em Campinas, uma Cidade com mais de um milhão de habitantes, com tantas carências, tantas necessidades, ela cresceu muito, hoje ela é na verdade capital da nossa região metropolitana.
É a locomotiva do interior, mas sabe por que ela tem essa força? Porque a comunidade se envolve, a comunidade quer participar. Então, vamos fazer, eu chamo, eu concito, eu convido, todos vocês, Srs. Vereadores, a participarem da ETEC e da FATEC. Para que a gente possa efetivamente combater a crise, buscar alternativas e continuar oferecendo ao nosso povo qualidade da vida e, sobretudo, com o jovem. Porque o jovem é que mais precisa nesse momento, seu primeiro emprego. Tem gente que entra na ETEC, faz o curso de um ano e meio, já saí empregado, ganhando muito bem, tem vários exemplos. Então, o importante é que nós assumamos uma coisa... Não do PSDB, do bloco PSDB/PV. Não do prefeito Hélio de Oliveira Santos, do deputado Carlos Sampaio, da deputada Célia Leão, dos nossos vereadores, mas dos 33 Vereadores da cidade da Campinas.
Eram essas as nossas palavras. Muito obrigado, Vereador tucano, presidente em exercício desta Casa nesse momento. Srs. Vereadores, as pessoas que nos acompanham aqui, presentes nesse momento e mais as pessoas que estão acompanhando, através da audiência da TV Câmara, meu muito obrigado e realmente é uma convocação para que participemos efetivamente desse novo momento, de uma parceria entre a Prefeitura e a Governo do Estado.
Muito obrigado.

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados