Discurso


21/10/2009

 

63a Reunião Ordinária, realizada aos 21 de outubro de 2009

 

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. Vereador, pela ordem?
Sr. Presidente, pela ordem.

SR. VEREADOR VALDIR TERRAZAN (PSDB): Um instantinho, só. Conclusão a que se chegou é que foi através... É através dessa toxina que acaba contaminando essas pessoas, principalmente as crianças.
O senhor queria um aparte, Vereador?

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Um aparte, nobre Vereador Valdir Terrazan.

SR. VEREADOR VALDIR TERRAZAN (PSDB): Tem o aparte.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): É uma honra poder aparteá lo e, na verdade, o senhor disse, com muita propriedade e sabedoria, no diz respeito a criar instrumentos eficazes para coibir e para, na verdade, dar dimensão exata a essa Lei Antifumo.
Eu concordo em gênero, número e grau com V.Exa. e digo mais, juntamente com o Partido Verde, nós elaboramos um Projeto de Lei que está tramitando nesta Casa, que dispõe sobre as calçadas limpas e, na verdade, em decorrência das pontas de cigarro, das bitucas de cigarro, e destinação final para este lixo, quer dizer, hoje todos os estabelecimentos, e o usuário de cigarro, também, não têm, na verdade, onde jogar essa bituca de cigarro, essa ponta de cigarro.
Então, a gente está criando um Projeto de Lei que obriga os estabelecimentos de casas de espetáculos a padarias, juntamente com o Partido Verde, com os Vereadores do PV - não é isso? - a obrigarmos que tenham cinzeiros removíveis até o final do expediente, e depois que a Prefeitura dê uma destinação final a esse lixo, que obviamente teria que ser recolhido e hoje assola as madrugadas de Campinas e por que não dizer, também, as manhãs e as tardes.
Então, eu queria registrar disso e também aproveitar a oportunidade para dizer que esse projeto foi um projeto importante, a informação é fundamental. E gostaria de indicar e encaminhar o voto contrário ao veto.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): [pronunciamento fora do microfone]. Isso foi há mais de 20 anos nessa Casa.

SR. VEREADOR ANTONIO F. SANTOS (O POLITIZADOR) (PMN): Não me interessa. O que interessa é que ele foi o primeiro Parlamentar, nesta Casa, a falar sobre o fumo em nossa cidade.

SR. VEREADOR PETTERSON PRADO (PPS): Obrigado, Vereador.
Sabe que outro dia eu encontrei o ex Vereador Lindemberg, Vereador por muitos anos nessa Casa, uma pessoa muito simpática, muito cortês. O Vereador Dr. Dário G. Saadi, também entrou o Vereador Pr. Luiz Franco conseguiu, com um voto nosso, fazer a Lei dos Restaurantes, mas voltando ainda--

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Um aparte, só para registrar. O Vereador Lindemberg foi Presidente desta Casa, e foi 23 anos Vereador.
Então, um Vereador histórico, de muita tradição, e apresentou esse projeto. Veja bem, desde lá a gente está lutando para tentar buscar uma alternativa para esta causa, que o senhor está expondo agora nesse momento.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Um aparte, Vereador.

SR. VEREADOR LUIZ CIRILO (CIRILO) (PPS): Pois não, Vereador Gilberto Biléo Soares.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): É uma grande honra, uma grande satisfação poder aparteá-lo e, sobretudo, aparteá lo em um momento extremamente diferenciado, quando V.Exa. apresenta à cidade um instrumento facilitador da inserção do professor na vida cultural do Município.
Professor, que faz tão bem para todos nós, professor que é responsável pela nossa educação, a educação na busca da verdade, do amor e da vida. Então, eu que tenho vocação e adoro ser político, e adoro participar dessa augusta Casa de Leis, quero dizer que, hoje, a minha satisfação é muito maior por que estou votando e minha bancada votará um projeto extremamente importante, que V.Exa. teve a sensibilidade e a capacidade de nos trazer, para que possamos, assim, fazer Justiça aos professores de Campinas.
Muito obrigado, Vereador Luiz Cirilo (Cirilo).

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador, um aparte, por favor.

SR. VEREADOR ÉLCIO BATISTA (PSB): Pois não, Vereador Gilberto Biléo Soares.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador Élcio Batista, eu gostaria de enaltecer e destacar seu Projeto que, na verdade, ele cria um acervo de personalidades, de pessoas que fizeram, na verdade, a história do nosso Município. Deixa a sala de ser um número para ser uma figura, de vulto da cidade, uma figura que deixou um elenco de serviços prestados na nossa comunidade. É uma maneira de você preservar a nossa cultura, instruir a juventude, narrar um pouco o passado para as nossas crianças que, com o exemplo dessas figuras, que prestaram relevantes serviços à nossa comunidade, na verdade, terão um caminho, um caminho mais fecundo, um caminho mais fértil, terão exemplos e lições de vida acumulados em suas salas de aula, em suas escolas, imaginem o encontro, não é? Do passado de Rui Barbosa, dos barões do café, de grandes Vereadores, de pessoas que há 200 anos fizeram a história em Campinas, e as crianças vão poder perguntar quem foi esse e quem foi aquele. Isso, na verdade, vai gerar um diferencial para os nossos munícipes.
Nós vamos ter um povo conhecedor de sua história, e quando você preserva a sua memória, seguramente, você vai ter um povo mais laborioso, um povo mais culto, um povo mais altivo, um povo mais ético, um povo mais descente e, obviamente, à altura da grandeza dos ideais do povo e da cidade de Campinas.
Muito obrigado e parabéns pela iniciativa de V.Exa. e bem como do Vereador Alberto Fonseca (Prof. Alberto).

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados