Discurso


30/09/2009

 

58a Reunião Ordinária, realizada aos 30 de setembro de 2009

 

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Um aparte, Sr. Vereador.

SR. VEREADOR DR. DÁRIO G. SAADI (DEM): Tem o aparte, Vereador Biléo Soares.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador, eu gostaria de louvar a sua iniciativa e fiquei deverasmente impressionado com o número de pessoas, pessoas extremamente importantes, engajadas e envolvidas no tema segurança pública.
Nós conseguimos ali, apresentar propostas e V. Exa. apresentou uma proposta extremamente interessante, no sentido de ações ostensivas já, depois o senhor vai falar a proposta a médio e longo prazo.
Mas o importante que ficou claro e consignado, na verdade, que nós precisamos diagnosticar fazer um raio X para ver se isso realmente é uma onda, detectar e imediatamente buscar as alternativas concretas, palpáveis.
Então, eu quero, participei dessa reunião juntamente com os outros Vereadores, Vereador Alberto Fonseca (Prof. Alberto).

SR. VEREADOR DR. DÁRIO G. SAADI (DEM): Vereador Sebastião C. Torres (Sebá).

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador Paulo Oya.

SR. VEREADOR DR. DÁRIO G. SAADI (DEM): Vereador Luis Yabiku.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Foi uma honra muito grande ter participado e espero que façamos outras reuniões para que a gente consiga dar tranquilidade e paz à nossa população.
Parabéns pela sua iniciativa.
E muito obrigado pelo aparte.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Nobre Vereador Jairson V. do Anjos (Canário), é uma honra poder aparteá lo e parabenizá lo pelo brilhantismo do seu discurso, extremamente interessante e de consistente, e de muito conteúdo.
Gostaria também de parabenizar a iniciativa e a sensibilidade do Vereador José C. Silva (Zé Carlos), de apontar esse caminho, que é o caminho que a Câmara Municipal vai apontar por unanimidade, porque eu quero dizer que a Bancada do PSDB, o PSDB e o PV cerram fileiras a esse Projeto, da lavra do Vereador José C. Silva (Zé Carlos).
[palmas]

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Da lavra do Vereador José C. Silva (Zé Carlos). E quero dizer que nós confiamos nos amarelinhos, porque eles estão, seguramente, sintonizados com a ética e a decência, e com a seriedade de propósito.
Vamos lá.

SR. VEREADOR ARTUR ORSI (PSDB): Muito obrigado, Vereador Dr. Dário G. Saadi.
Pois não, Vereador Gilberto Biléo Soares.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): É uma grande honra poder apartear o meu Presidente, Artur Orsi, e enaltecer e destacar o seu Projeto.
Fico muito feliz quando Vereadores de nossa Bancada sinalizam e acenam dentro do contexto da saúde, na linha de esclarecer, elucidar e prevenir, combatendo doenças, sobretudo doenças crônicas. Então, eu fico muito feliz pela sua iniciativa.
Eu acho que esse é o caminho. Através de palestras, seminários, simpósios, orientações, ações, campanhas educativas... Então, eu acho que o senhor acertou em cheio em propor este Projeto e, realmente, é um Projeto que vem na linha do nosso trabalho da Bancada. Juntamente com o Vereador do DEM, Vereador Dr. Dário Saadi, fizemos o Programa Municipal da Saúde do Homem.
Enfim, a informação é fundamental, e o senhor insere a informação no contexto da Saúde, bem como a divulgação. Por isso, desde já, eu te parabenizo e tenho certeza que o seu Projeto vai virar Lei e será um sucesso pleno. Muito obrigado.

SR. PRIMEIRO VICE PRESIDENTE VEREADOR VALDIR TERRAZAN (PSDB): Vereador Gilberto Soares (Biléo Soares) tem a Tribuna por até dez minutos.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. Presidente, Srs. Vereadores, distinto e digno público presente, telespectadores da TV Câmara. Eu quero dizer que amanhã vou fazer um exame de colonoscopia, já fiz outros exames, como todos sabem, eu tenho uma doença, tenho câncer, mas, na verdade, essa luta já é vitoriosa, e vou ser submetido no sábado à décima segunda cirurgia, que será, seguramente, coroada de êxito.
São dois pequenos nódulos na região do períneo. Então, talvez a semana que vem eu não vou poder desfrutar aqui do carinho, do apreço e do amor de todos vocês com relação a este Vereador. Todavia, na próxima semana, estarei de volta aqui, para continuar nossa caminhada, nossa luta--

SR. VEREADOR THIAGO FERRARI (PMDB): Um aparte, senhor Vereador.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): --a favor da cidade de Campinas. Pois não, Vereador.

SR. VEREADOR THIAGO FERRARI (PMDB): Sr. Vereador, eu gostaria de ressaltar a sua vontade, o seu enfrentamento com essa doença, o senhor serve de exemplo. Por isso que eu acho que é até importante o senhor mencionar isso, porque parte do sucesso da cura dessa doença se deve à cabeça, ao estado de espírito. E o senhor tem sido um exemplo de ser uma pessoa guerreira e de enfrentar tal enfermidade, ou temeridade--

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Obrigado, Vereador.

SR. VEREADOR THIAGO FERRARI (PMDB): --com muito amor, com muita esperança, e nos dando exemplo do que é amor à vida.
Parabéns.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Obrigado.
Meu urologista favorito.

SR. VEREADOR DR. DÁRIO G. SAADI (DEM): Um aparte, Vereador.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador Dário G. Saadi, Vereador.

SR. VEREADOR DR. DÁRIO G. SAADI (DEM): Eu, como terceiro urologista na escala, tem o Dr. Murilo, o Dr. Miguel, e eu de plantão, mas brincadeira à parte, Vereador, queria também fazer das palavras do Vereador Thiago Ferrari as minhas. O senhor é um exemplo de luta, enfrenta uma situação difícil, dentro dessa experiência, que foi passada, o senhor propôs um Projeto de Lei que tive oportunidade de assinar com o senhor, que implanta um programa de saúde do homem.
Então, o senhor mostra que, lutando por uma vida boa, lutando contra uma situação complicada, mas com cabeça erguida e fazendo dessa experiência, como eu disse um fato positivo. Não só de vencer uma doença como essa, mas de propor um Projeto de Lei que vai ajudar a vida de muita gente.
Parabéns, Vereador.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Como o senhor falou em outra oportunidade, Vereador Dário G. Saadi, às vezes as pessoas pensam que é uma bandeira amarga, né? Etc. carregar isso.
Muito pelo contrário, tem que ser uma bandeira positiva, dar testemunho, dizer para as pessoas que é preciso lutar. Que hoje existe aí a tecnologia, os médicos, os hospitais, e olha, não importa que seja rico ou pobre, todo mundo hoje tem acesso, sobretudo no que diz respeito à doença de câncer.
O SUS está extremamente aparelhado no que tange a esse tipo de procedimento. Então, estou tranquilo, quero já mudar de assunto, quero já falar de outros assuntos, mas eu quero a oração de vocês, e no máximo uma semana, dez dias, estaremos aqui de volta para assumir a Tribuna, continuar fazendo Projetos de Lei, etc., e fazer o que eu gosto. A minha vocação é fazer política e com certeza estarei aqui e já curado, voltando aqui, me fazendo rádio etc. Isso é muito tranquilo. Cada dez pessoas que têm a doença... Têm essa doença do câncer, e de uma maneira precoce é detectada... Nove se descruzarem os braços e partirem para a ofensiva, tiverem fé, praticarem a fé, descruzarem os braços, vão estar salvas. E, quer dizer, no meio do caminho, de cada dez, seis, voltam sete.
Então, é preciso mostrar para as pessoas que é fundamental: A gente ir atrás da cura, e que vai conseguir. Tem que ter pensamento positivo, oração, etc., e é isso que eu ir quero de vocês no próximo sábado. Eu acho que eu vou chegar lá no José de Alencar. Ele fez 14, eu fiz 12. Estou levando com bom humor, com tranquilidade, e eu estou falando muito, quando eu falo isso me ajuda, e vocês todos, com essa solidariedade, com essa fraternidade, me enche a alma de combustível para lutar e para ganhar essa batalha contra o câncer.
Vou derrotar e vou colocá lo lá embaixo, a sete palmos do chão, e vou continuar por muito tempo aqui falando e fazendo política.

SR. VEREADOR JAIRSON DOS ANJOS (JAIRSON CANÁRIO) (PT): Um aparte, nobre Vereador?
Eu tenho certeza que o senhor vai, em nome de Jesus, derrotar esse câncer com a fé que o senhor tem e a sua fé ela vai te curar, em nome de Jesus.
Quero dizer para o senhor que quando o senhor diz que não estaria aqui, o senhor pode acreditar que tem mais Vereadores que, não a partir de sábado, mas, desde a primeira oração sua, da última operação sua, que nós vamos já estar orando e estamos orando para que Deus venha fazer esse milagre; para que a gente possa, para que o senhor possa dar o testemunho da cura total desse câncer e para mostrar que só ele é capaz de operar milagres e deixar vivas as pessoas, para poder dar o seu testemunho.
E eu quero estar aqui para ouvir o seu testemunho da cura total, pela sua fé, o senhor vai operar esse milagre na tua vida.
Basta o senhor crer. Creia e será curado, em nome de Jesus.

SR. VEREADOR ARTUR ORSI (PSDB): Vereador Gilberto Soares (Biléo Soares), eu queria dizer que essa batalha o senhor já venceu. Essa batalha já foi vencida pela sua própria personalidade, seu próprio jeito.
Eu, a gente costuma, a gente se fala agora, tem se falado 10, 15, 20 vezes por dia, e eu vejo Vereador Gilberto Soares (Biléo Soares), quando a gente está conversando, o seu jeito, no dia a dia, que você nunca se deixou abater por qualquer tipo de notícia ou informação, não é?
Que qualquer pessoa, de uma... Quando tivesse, quando tem essa informação, se abate, tem uma... E você, não. Você, desde o primeiro momento tem lutado, tem seguido em frente, tem sido fiel, tem ido com uma fé intransigente nessa questão. E eu não tenho a menor dúvida de que essa batalha já foi vencida.
E as suas atitudes aqui na Câmara, nós éramos aqui em dois Vereadores do PSDB no final do mandato passado. Eu e o Vereador Valdir Terrazan, que muitos diziam que nós fazíamos oposição, praticamente sozinhos. E a sua vinda para Bancada, o seu trabalho como Vereador, estimulou ainda mais o trabalho nosso, meu, do Vereador Valdir Terrazan, do próprio PSDB, não é? Porque V. Exa., hoje, nós temos uma sintonia no nosso trabalho, com essa amizade, com essa convivência que nós temos ao longo desses anos.
Você pode ter certeza, Vereador Gilberto Soares (Biléo Soares), você pode ter certeza, essa batalha já está vencida. Você, no âmago da sua alma, você sabe disso e pode contar com a gente para o que der e vier. E suas atitudes têm sido firmes, têm sido corajosas, e não é essa que você vai deixar também de superar, viu?
Parabéns pela sua vontade, parabéns pela sua sinceridade e pela forma altiva com que você tem enfrentado esse problema.
Parabéns mesmo.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Muito obrigado, Vereador.
Eu fico até emocionado. Eu vim aqui para tratar de dois assuntos, um requerimento de informações que fiz no começo de fevereiro, que diz respeito a informações sobre podas, supressão, substituição e vistoria de árvores no município, ia falar também sobre a segurança pública--

SR. VEREADOR JOSÉ CARLOS SILVA (ZÉ CARLOS) (PDT): Dá um aparte, Vereador, também?

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): --mas não deu por que a emoção contagiou tudo e todos. Um aparte, Vereador José Carlos (Zé Carlos).

SR. VEREADOR JOSÉ CARLOS SILVA (ZÉ CARLOS) (PDT): Nobre Vereador, as palavras do Artur, espero que seja de conforto e foram de conforto, e a minha também não poderia deixar de ser.
No início do ano eu também passei por uma situação como a tua, não comigo pessoa, mas com o meu filho. E pelo último exame que foi feito, aquele PET scan que você fez, meu filho está curado. Eu agradeci e agradeço sempre, constantemente, a todos os Parlamentares, a todas aquelas pessoas que fizeram aquela corrente de oração e hoje a gente vê o resultado.
Então, eu digo para o senhor: Nós vamos estar orando, nós vamos estar nessa corrente permanente, porque o senhor merece essa corrente. É uma pessoa que trouxe uma alegria para essa Casa, sem dúvida nenhuma. Nem parece que o senhor tem essa doença, porque está sempre alegre, para cima. Então, pode ter certeza, Deus está te curando. E nós vamos estar orando, rezando por você, pode ter certeza disso.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Olha, eu, nem era para estar aqui hoje, por que na verdade o exame que eu faço, também, é um exame complicado, de colonoscopia, mas eu tenho tanta vontade de fazer, de estar aqui e de mostrar transparência, a gente tem que ser transparente até na doença.
Então, a cidade precisa saber o que está acontecendo. Felizmente, a cura está muito próxima, eu tenho certeza que estou curado, são dois nodulozinhos, nós vamos retirar no sábado e na semana que vem quem sabe na quarta feira eu já estarei aqui com boas notícias, para que a gente possa efetivamente continuar a nossa caminhada e a nossa luta.
Muito obrigado a todos.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador, é uma honra poder aparteá lo.
Quero dizer que tem um documento aqui que diz o seguinte: “Contabilizando todo o trimestre, a Secretaria registrou índice de 11.1 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, menos da metade da média nacional, de 24.5 homicídios por grupo de 100 mil habitantes”. Houve queda do latrocínio, crime contra o patrimônio, e quero dizer também que a Polícia fez, no segundo semestre, o maior número de prisões nos últimos oito anos. Foram 31.267 presos em abril, maio e junho de 2009.
Então, Vereador são dados importantes que mostram a pujança, a força, a competência da Polícia de São Paulo. Quer dizer, às vezes, precisa ser mais valorizada no que diz respeito aos soldos, né? Aos salários, etc. Agora, Montoro dizia: “O cidadão nasce no município”. Então, o município tem que ser parceiro. Então, precisa verificar a questão do espaço público, Vereador. Bares, restaurantes, que não estão regularizados, e esses locais são, na verdade, a sala de estar do delinquente, do meliante e do bandido. A questão também é sistemática dos desmanches, onde são comercializados veículos frutos de roubos.

SR. VEREADOR ARTUR ORSI (PSDB): Vereador Gilberto Soares (Biléo Soares), só para acrescentar no que o senhor está falando. 90% dos estabelecimentos de Campinas não têm alvará de funcionamento, segundo dados. Só no Cambuí, dos 200 estabelecimentos, só seis tem alvará de funcionamento, segundo o Presidente da Associação de Bairro. Quer dizer, é uma terra sem Lei, a Prefeitura precisa exercer o poder de Polícia, administrativo, dela.
Pois não.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Na mesma linha, fechar as casas de prostituição que acabam recrutando meninas e meninos de tenra idade. E também a questão dos postos de combustível, não é? Álcool e gasolina que são adulterados, hoje. Então, a Prefeitura tem o poder de Polícia e pode participar, bem como da iluminação, e como faz, com muita competência, na questão da CIMCAMP, que é um trabalho louvável.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador, é uma honra poder aparteá lo.
Quero dizer que tem um documento aqui que diz o seguinte: “Contabilizando todo o trimestre, a Secretaria registrou índice de 11.1 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, menos da metade da média nacional, de 24.5 homicídios por grupo de 100 mil habitantes”. Houve queda do latrocínio, crime contra o patrimônio, e quero dizer também que a Polícia fez, no segundo semestre, o maior número de prisões nos últimos oito anos. Foram 31.267 presos em abril, maio e junho de 2009.
Então, Vereador são dados importantes que mostram a pujança, a força, a competência da Polícia de São Paulo. Quer dizer, às vezes, precisa ser mais valorizada no que diz respeito aos soldos, né? Aos salários, etc. Agora, Montoro dizia: “O cidadão nasce no município”. Então, o município tem que ser parceiro. Então, precisa verificar a questão do espaço público, Vereador. Bares, restaurantes, que não estão regularizados, e esses locais são, na verdade, a sala de estar do delinquente, do meliante e do bandido. A questão também é sistemática dos desmanches, onde são comercializados veículos frutos de roubos.

SR. VEREADOR ARTUR ORSI (PSDB): Vereador Gilberto Soares (Biléo Soares), só para acrescentar no que o senhor está falando. 90% dos estabelecimentos de Campinas não têm alvará de funcionamento, segundo dados. Só no Cambuí, dos 200 estabelecimentos, só seis tem alvará de funcionamento, segundo o Presidente da Associação de Bairro. Quer dizer, é uma terra sem Lei, a Prefeitura precisa exercer o poder de Polícia, administrativo, dela.
Pois não.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Na mesma linha, fechar as casas de prostituição que acabam recrutando meninas e meninos de tenra idade. E também a questão dos postos de combustível, não é? Álcool e gasolina que são adulterados, hoje. Então, a Prefeitura tem o poder de Polícia e pode participar, bem como da iluminação, e como faz, com muita competência, na questão da CIMCAMP, que é um trabalho louvável.
Então, a gente tem que mostrar o que é bom e mostrar os erros que existem e o que poderia acrescentar para que nós tivéssemos mais paz no nosso Município.
Muito obrigado, Vereador.

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados