Discurso


02/09/2009

 

51a Reunião Ordinária, realizada aos 02 de setembro de 2009

 

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Eu gostaria de discutir a matéria, Sr. Presidente. Pela ordem, gostaria de discutir a matéria.

SR. PRESIDENTE VEREADOR AURÉLIO J. CLÁUDIO (PDT): Vereador Gilberto Biléo Soares, V.Exa. tem a tribuna por até dez minutos.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. Presidente, Sra. Vereadora, Srs. Vereadores, distinto e seleto público presente aqui, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, telespectadores da TV Câmara.
Eu assumo essa tribuna hoje, porque, em parceria com o Vereador Dr. Dário G. Saadi, estamos apresentando a apreciação de todos vocês, já com unanimidade dos pareceres das Comissões temáticas, o Projeto Saúde do Homem, o Programa Municipal Saúde do Homem. Eu quero dizer, senhoras e senhores, que esse projeto nasceu de um testemunho pessoal deste Vereador. Ainda em Brasília quando trabalhava com o Deputado Carlos Sampaio, surgiu um problema na minha vida e eu, comentando com o dois amigos, servidores federais, falei que quando voltasse a Campinas, no fino de semana, na segunda feira, iria fazer o exame de próstata e fiquei estarrecido, perplexo e atônito quando esse dois amigos disseram me o seguinte: “Nós morremos, mas nós não vamos fazer esse exame. felizmente eu fiz o exame, convenci esses dois amigos, no futuro, a também fazerem esse exame e, em fazendo esse exame, hoje eu posso dizer para vocês, não foi detectado câncer de próstata, foi detectado câncer de uretra, já fiz onze cirurgias, busquei as informações, busquei os médicos e exames periódicos e posso dizer que hoje eu estou com 99.9 com as sete sessões de quimioterapia – falta uma - curado, porque fui atrás, descruzei os braços e tentei, então. E, pensando lá em Brasília, se voltasse à Câmara Municipal, Vereador Alberto Fonseca (Prof. Alberto), eu ia fazer um combate nesta direção, nesta linha, de prevenção e combate aos cânceres e, enfim, nessa direção que a gente estava propondo a ideia.
Daí conversando com o meu urologista de plantão, Vereador Dr. Dário G. Saadi, meu amigo de longa data, desde 1992, quando Magalhães Teixeira teve 600 votos, lá em Pedregulho, como prefeito, mas o que foi que aconteceu lá em Pedregulho? Eu tenho um amigo... Ser um médico, mas ser seu colega ainda e é hoje meu irmão, meu amigo, com a experiência dele, entendemos que deveríamos fazer um Programa Municipal da Saúde do Homem, que, na verdade, sinalizasse todo o espectro da doença da população masculina, do coração, da diabetes, da hipertensão, mas, sobretudo dando ênfase ao sistema reprodutor e sistema urinário, porque atendíamos, Vereador Dr. Dário G. Saadi, que é necessário, que é fundamental, esclarecer, informar, com divulgar e debelar a ignorância e o preconceito que existe com relação às doenças do sistema urinário e do sistema pare produtor, e é projeto que tomou dimensão, tomou corpo.
Hoje existe já, anunciado pelo Presidente Lula, a Saúde do Homem Nacional e fomos pesquisar, fomos atrás, esse Programa Municipal da Saúde deverá ter o apoio da Secretaria de Saúde no sentido de ações articuladas com hospitais, exames periódicos, ampliar a consciência do homem com relação à saúde. Essas ações articuladas, que eu já disse, mutirões em praça pública. Enfim, para levar informação, divulgar as dificuldades, não é? E falar que o seguinte para o homem: “Não é possível nós continuamos nesta negligência, nessa omissão, nós temos, família e precisamos também descruzar as braços e cuidar da nossa saúde”.
Tem dois valiosos princípios que o homem guarda profundamente dentro do seu coração. Primeiro, a liberdade. E o segundo tem que ser a saúde. Porque esse é o caminho mais concreto, mais palpável, para que nós possamos, na verdade, fazer da nossa vida um instrumento de bem, um instrumento da sociedade. Hoje, por exemplo, de cada três pessoas que morrem, em fase adulta, duas são homens, o homem vive 7.4 anos menos que a mulher. Porque o homem efetivamente não se cuida, pensa em trabalhar não se cuida.
Então, esse projeto, visa única e exclusivamente dizer em alto e bom som a todos os homens desse País e, sobretudo aqui de Campinas, que é fundamental, nós cuidamos da nossa saúde. E nós elegemos, Vereador Dr. Dário G. Saadi e eu, uma data alusiva, ao Programa Municipal da Saúde e uma data alusiva ao evento, nós vamos comemorar nessa data. Trazendo grandes figuras, figuras de proa, figuras de todo esse País para falarem e para que a gente, durante esse dia, fale 24 horas da saúde do homem.
E nós queremos o dia 12 de setembro, sabe por que, gente? Porque no dia 12 de setembro nasceu um dos maiores estadistas deste País, um dos maiores político desse país, Juscelino Kubitscheck que, por sua vez, era urologista.
Então, a gente fez esse projeto a quatro mãos, pesquisamos, estudamos, gostaria de agradecer a minha Assessoria, a Assessoria do Vereador Dr. Dário G. Saadi, para que realmente daqui para frente a gente tenha um Programa de Saúde Municipal extremamente articulado com todos os setores da comunidade de saúde, para que a gente poupe vidas, minimize o drama que os homens vivem por não se preocuparem com a saúde. Alertar as pessoas.
E eu digo para vocês, há quatro anos, luto, descruzei os braços e estou curado. por quê? Tive informação, fui atrás, fui atrás dos melhores médicos, os melhores exames, e o que é bom para mim, tem que ser bom para todos também, no sentido das pessoas procurarem alternativas para que tenham uma vida com muita saúde.
Por isso gente, eu peço o apoio, a esse Projeto de Lei.

SR. VEREADOR DR. SEBASTIÃO DOS SANTOS (PMDB): Concede um aparte?

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): --antes, sem destacar o trabalho do Relator desse projeto da Comissão de Constituição, Legalidade e Redação, Vereador Pedro Serafim, que leu, releu, deu seu aval, também é médico, o Dário Saadi, o Vereador Gilberto Biléo Soares, e todos esses Vereadores.
Então, eu gostaria de pedir à aprovação desse projeto, para o bem de todos nós, homens, e para o bem da saúde de Campinas.
Cedo um aparte, com muita honra, ao Vereador Dr. Sebastião dos Santos.

SR. VEREADOR DR. SEBASTIÃO DOS SANTOS (PMDB): Nobre Vereador Gilberto Biléo Soares, eu me sinto honrado e orgulhoso de tê lo como colega nesta Casa, como sempre tive. Mais uma vez você dá um exemplo de dignidade, de ser humano, de Parlamentar de primeira linha.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Obrigado, Vereador.

SR. VEREADOR DR. SEBASTIÃO DOS SANTOS (PMDB): E que realmente tem preocupações com o seu semelhante. Você não somente pelo teu problema, que eu tenho conheci, antes, mas você é uma referência, Vereador Gilberto Biléo Soares.
Parabéns eu acho que você tocou num ponto, em discussão nessa Casa, que vai ter uma abrangência muito grande, uma conscientização muito grande. Eu como sou ligado à área de saúde também, sei exatamente da profundidade e da importância desta futura lei, que se Deus quiser vai consagrar, e você vai mais uma vez ter a sua marca, o seu trabalho, o seu valor e a sua parte humana, Vereador Biléo Soares.
Parabéns, parabéns à sua equipe que trabalhou realmente muito bem. E, com certeza, você terá e todos nós desejamos e temos certeza que Deus vai te dar muita saúde e muita vitalidade para você continuar fazendo esse trabalho maravilhoso.
Parabéns e obrigado pelo aparte.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Eu quero te agradecer pelas palavras e dizer o seguinte, que a minha cura que é 99.9, vai chegar aos 100 agora, eu quero que todo o povo tenha esse caminho e por isso vamos votar esse projeto que vai dar uma dimensão exata que o homem precisa para poder viver em família e com muita felicidade.
Muito obrigado e peço o apoio de todos os Srs. Vereadores.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Vereador, meu parceiro de projeto, meu parceiro de vida, meu amigo Vereador Dário Saadi, na verdade eu me entusiasmo, me estimulo, mas a sua técnica e a sua experiência, eu acho que nós conseguimos unir o útil ao agradável e fizemos o projeto que está à altura de Campinas.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. Presidente, pela ordem.

SR. PRESIDENTE VEREADOR AURÉLIO J. CLÁUDIO (PDT): Pela ordem, Vereador Gilberto Biléo Soares.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Eu gostaria de fazer o registro do lançamento do livro do ex Secretário da Administração, Magalhães Teixeira, da Administração, Magalhães Teixeira, no primeiro mandato do Prefeito, e também depois o Secretário de Recursos Humanos, Januário Montone, que lança hoje e escolheu sua terra, como campineiro que é, escolheu sua terra para o lançamento do livro, Planos de Saúde: Passado e Futuro, dez anos da lei geral dos planos de saúde. E, na verdade, convida o Sr. Presidente, para depois dos nossos trabalhos aqui na Câmara e todos os Vereadores, também, sobretudo os Vereadores de 93 e 96, o Vereador Sérgio Benassi, Vereador Tadeu Marcos, Vereador Dr. Sebastião dos Santos, Vereador Dr. Dário G. Saadi, mas todos os 33 Vereadores para que fôssemos à Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, para que realmente prestigiasse esse evento para que ele nos desse um abraço afetuoso e nos mostrasse esse livro e divulgasse esse livro que vai ser muito bom, porque tem muita informação sobre a saúde e hoje também é Secretário de Saúde do Município, da Administração do DEM, da Administração Kassab.
Então, ficam todos convidados, através do Líder do Bloco PSDB/PV.
Muito obrigado, Sr. Presidente, pelo registro.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Um aparte.

SR. VEREADOR PETTERSON PRADO (PPS): Vereador Gilberto Biléo Soares, à vontade.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Quero parabenizar o seu projeto, dizer que é uma maneira de estimular as pessoas, dentro desse contexto, nessa direção. No passado, na minha primeira legislatura, eu fiz um Projeto de Lei, que acabou se tornando lei no atendimento preferencial a mulheres gestantes, idosos, enfim, quer dizer, um projeto que virou lei hoje, o atendimento preferencial, todo o Brasil, você tem esse projeto que as pessoas acabam fazendo leis, boa leis, em outras cidades, e isso é bom, porque nós vivemos num país de dimensões continentais, que o é bom em Campinas, é bom em São Paulo, é bom no Rio e assim por diante. E eu vejo que esse projeto vai nessa direção, vai nesta linha, muito bom um excelente projeto, eu quero dizer que eu vou apoiar e a nossa Bancada vai apoiar o projeto e parabéns por essa iniciativa, Vereador Petterson Prado.

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados