Discurso


05/08/2009

 

43a Reunião Ordinária, realizada aos 05 de agosto de 2009

 

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. Presidente, Vereador Rafael Zimbaldi, Sr. Evandro, parabéns pela sua exposição, Sra. Vereadora, Srs. Vereadores, distinto e seleto público aqui presente, telespectadores da TV Câmara.
Na verdade, nasce o SESC, em um momento muito importante da história brasileira. Na mudança da Ditadura do Estado Novo para a Democracia. De 45 a 64, vivenciamos um processo democrático. E do coração do empresariado nasce a volúpia, a vontade de organizar a sociedade, de criar mecanismos e ferramentas na valorização das pessoas, na linha da organização da sociedade. Na educação como transformação social, na educação como indutor de cidadania, de profundas transformações. Como disse, com modelos de ação cultural, prevendo o apoio a todas as manifestações, de toda ordem, de toda origem.
Desenvolvendo as pessoas, e cobrindo na verdade um ato, uma lacuna, um buraco, muitas vezes deixado pelos setores públicos e se insere nesse contexto o SESC, como um braço com parcerias das mais diferenciadas, como um braço, na verdade, na busca do bem-estar da sociedade brasileira, da comunidade campineira. É uma tradição incomensurável.
Por isso, aqui estamos nos nossos dois minutos, para dizer que é realmente um grande momento desta Câmara Municipal, poder abrir os braços e abraçar tantas pessoas, que fazem o bem do nosso Município.
Muito obrigado.

SR. VEREADOR JORGE SCHNEIDER (PTB): Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Sra. Vereadora, ao público.
Esporte é lazer, esporte é saúde. Mas esporte, acima de tudo, mostra a longevidade daqueles que os praticam. A nossa veterana, na próxima segunda feira, fará 109 anos, tenho certeza que é a senhora mais velha de Campinas. A nossa Ponte Preta fará 109 anos e para nós é motivo de alegria e esta Casa, esta Câmara Municipal, pelos aplausos que os senhores viram dos Vereadores, veem a alegria que nós temos de aplaudir o clube mais velho em atividade no Brasil. Nós vemos o bem que se faz através do esporte, as equipes de base tiram as crianças de dificuldades, de entendimento que a vida através do esporte, nós temos as equipes menores, trazendo alguns a equipe profissional e outras, mostrando o que é vida ao menos, aqueles que não tornam-se jogadores profissionais, ao menos tornam se cidadãos, pessoas que respeitam a constituição brasileiros através do esporte.
Por isso nós queremos, através desta Casa, dar os parabéns à Ponte Preta, 109 anos, e a todos os pontepretanos e todos os esportistas de Campinas. Todos nós, até aqueles que no amam tanto a ponte preta, mas amam assim mesmo, porque sabem o valor que ato Ponte Preta dentro do esporte e dentro da vida do campineiro. Então, muito obrigado a todos e conto com o voto. E a assinatura não foi só minha, todos os Vereadores quiseram assinar e todos aqueles que não estavam no momento e quiserem assinar é um prazer e um motivo de alegria para nós, chegar à Casa pontepretana uma moção com a assinatura de todos os Vereadores presentes.
Pois não, Vereador.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Eu gostaria de fazer “quorum” à V. Exª., na qualidade de pontepretano de coração, querendo também registrar a grande participação de todos os pontepretanos na construção dessa nação, desse grande time, mais antigo do Brasil, e bem como saudar o Sérgio Carnielli, o nosso Presidente, a Diretoria, o atual Conselho do qual fazemos parte, porque o Sérgio deu uma dimensão das mais diferenciadas à Ponte Preta. Modernizou, arrumou a Casa e colocou a Ponte Preta nos trilhos. Agora, da nossa arena, que daqui a dois anos estaremos entregando à coletividade alvinegra, será também a nossa emancipação da busca da grande Ponte Preta que sempre fará o campineiro mais feliz.
Um abraço, Vereador. Parabéns pela sua moção e parabéns pela unanimidade dos votos e pelos aplausos, porque aplaudindo a ponte preta, está aplaudindo ainda o coração de Campinas.
Muito obrigado

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Um aparte, nobre Vereador?
Eu quero fazer “quorum” também com suas palavras. Já fui proferir palestras na Escola de Governo, falando sobre parlamentarismo, sobre uma série de situações ligadas ao campo político, parlamentarismo, presidencialismo e etc. Sou amigo pessoal do Ricardo Montoro, ex Deputado, hoje Secretário Municipal, filho do grande mestre da democracia, Franco Montoro. Eu queria aproveitar esse aparte, essa oportunidade, para saudar os líderes da Escola de Governo. Professor, ex Secretário Municipal, Dr. Roberto Telles Sampaio, e a intelectual Maria da Piedade, que é nossa amiga, nossa Professora, suas palavras são interessantes no sentido de estar chamando as pessoas para participar desta e outras palestras, que ao curso deste ano têm sido desenvolvidas, pela escola de Governo. Que visa, na verdade, forjar, formar, novos líderes para que, na verdade, consigam gerir com mais qualidade os destinos do nosso Município.
Muito obrigado e parabéns pelas suas palavras, Professor Alberto, Vereador dessa Casa.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. Presidente, Srs. Vereadores, Sra. Vereadora Leonice da Paz, distinto e seleto público aqui presente, telespectadores da TV Câmara.
Depois que nós ouvimos falar o nome de Franco Montoro, o pai da redemocratização, o homem da descentralização com participação, eu quero lembrar que Magalhães Teixeira e Orsi queriam inovar no seu segundo Governo de Magalhães Teixeira e, na verdade, foram buscar idéias novas, alternativas não convencionais e buscar a descentralização.
Entendiam que uma cidade, dividida em quatro, teria um melhor aproveitamento no que diz respeito às suas demandas, certo? No que diz respeito às políticas de âmbito local, estabelecendo prioridades, resolvendo demandas em setores como educação, saúde, assistência social, cultura, esportes, urbanização de favelas, trânsito e outros. E dando aos problemas do dia a dia, os operacionais, uma lente de aumento. Não é? Colocando, na verdade, o poder decisório mais próximo do munícipe, do eleitor e descentralizando com participação, delegando. E o Prefeito, na verdade, preocupado com os grandes temas, com os grandes assuntos, com as questões institucionais, não é? As grandes demandas, de toda a natureza, de toda a ordem, conversando com o Governo do Estado, com o Governo Federal e os Secretários de Ação Regional, os quatro, na época, fazendo esse trabalho, ouvindo a população, é como se fossem subprefeitos e quando o Prefeito ressuscita, retoma, ressurge, levanta uma ideia, a gente fica feliz, e o Prefeito Hélio, na verdade, conseguiu, e está fazendo isso, e a gente tem que aplaudir, a gente tem que uma posição de oposição, mas o que é bom a gente tem que aplaudir.
Espero que dê mais estrutura para isso, que dê todas as alternativas possíveis e plausíveis para que isso cresça, fique mais robusto e, na verdade, consiga atender a todas as (...) - Vereador Valdir Terrazan, dispensa comentários, participou disso, como o Galvão, Eduardo Homem de Mello entre tantos à época da Administração Magalhães e Orsi.
E o Prefeito agora continua, e eu não gosto, depois de tantos anos, dez anos, um governo centralizado, é preciso descentralizar, mostrar as entranhas, chamar a população para a discussão para a decisão política. Então, isso fez Magalhães e o Prefeito Hélio está fazendo.
Eu queria destacar, para lembrar, também uma pessoa que faz parte dessa Administração que chama se José Afonso Bittencourt, que é da minha região, da Região Leste, Macrozona Leste, tem feito um trabalho pecúlio, profícuo, realmente tem feito um trabalho com muito esmero, cuidando da região com muita qualidade, fazendo o que é possível, o que é impossível no sentido de atender a região leste, que são 200 mil eleitores. Porque agora são cinco, são cinco diretorias zonais, macrozonais. Então, eu queria também parabenizar aí, que está sendo símbolo dessa mudança, encetada por Magalhães Teixeira lá atrás e continua com Hélio isso.

SR. VEREADOR ARTUR ORSI (PSDB): Rapidamente sem tomar muito seu tempo, eu queria deixar uma congratulação a José Afonso Bittencourt que na região Leste, principalmente a macrorregião Leste, tem feito um bom trabalho e tem sempre se empenhado e disponibilizado para fazer com que os atendimentos e as reivindicações sejam levados a cabo.
Então, só deixar esse registro também do brilhante trabalho que ele e outros também têm feito.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Não tenha dúvida, o que nós precisamos é na verdade continuar a descentralização. Não porque a idéia é do PSDB que não deve ser levada a bom termo, não deve ser levada a cabo. Não é porque a gente vem aqui e critica, vota contra, vota a favor, na verdade esse é o papel e uma posição, não é verdade, Vereador Artur Orsi? Posição da oposição responsável a favor de Campinas; então se essa descentralização não der certo, a gente vai voltar aqui e criticar, mas esperamos que dê certo para o bem de Campinas e para o bem do povo mais carente de nossa terra.
Muito obrigado, Sr. Vereador.

Pois não.
SR. VEREADOR ARTUR ORSI (PSDB): Sr. Presidente, aproveitando esses dez segundos, eu queria fazer um registro que eu acho importante. Eu tenho quase vinte anos de Câmara Municipal e poucas vezes eu vi um Líder de Governo ficar até o final da sessão como o Líder Vereador Francisco Sellin tem ficado para ouvir a base, ouvir os Vereadores da oposição e discutir os assuntos.
Eu queria realmente fazer esse reconhecimento ao Líder Vereador Francisco Sellin, por esse essa atitude democrática e que inspira, inclusive, o debate e estimula o debate.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Eu quero fazer minhas as suas palavras. Nós estamos com o Líder do Governo, Vereador Francisco Sellin.
Obrigado.

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados