Discurso


15/06/2009

 

37a Reunião Ordinária, realizada aos 15 de junho de 2009

 

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB): Sr. presidente, Srs. vereadores, distinto e amigo público presente, telespectadores da TV Câmara que nos assistem nesse momento. Eu quero dizer que há dois meses, nós estivemos aqui para falar um pouco, vereador Luis Yabiku, sobre os cartões-postais de Campinas, como a Lagoa do Taquaral, como a Praça Maior, a Pedreira do Chapadão entre outros parques. Porque fomos pessoalmente, com a nossa equipe visitá-los. Porque o vereador tem a função precípua de legislar, mas também é fundamental que ele seja um bom fiscalizador e como tal, fiscal do Executivo, nós fomos in loco, nos apresentamos as pessoas, que nos reconheciam também, e perguntavam: vereador, o senhor está aqui conversando conosco e tal, como é que está a Lagoa do Taquaral? Qual o perfil nesse momento da Lagoa do Taquaral?
E fizermos alguns dossiês sobre a Lagoa, a Caravela e outras coisas, bem como a Praça Ulysses Guimarães, sexta-feira, nós tivemos, através do Jornal o Correio Popular, uma matéria que versa exatamente, que discorre sobre esse assunto no que diz respeito ao descaso e ao abandono da Praça Maior. Eu quero retroagir no tempo e dizer que há dois meses estivemos lá, o Marquinho, a Regina e eu e quando entramos na Pedreira do Chapadão, verificamos a presença de um rádio ligado no último volume, não tinha porteiro, não tinha nenhum funcionário, me parecia mais uma praça fantasma. Quando eu olhei na minha frente, tinha uma imensidão de paralelepípedos, entre as frestas nascendo capim, sendo coberto pelo capim ou pelo mato. Entrei à esquerda fui aos banheiros, todos pichados, todos os banheiros pichados e aí torneiras enferrujadas, quebradas com vazamento, tinha lá um colchão e um cobertor, talvez alguém durma à noite lá. Saímos daqueles banheiros, atravessamos aquela imensidão de paralelepípedos e fomos para o outro lado, e deparamos com a escultura do Dr. Ulysses Guimarães, danificada, mais à esquerda, placas da inauguração, letras desgastadas caindo e etc., mais à frente verificamos o lago, água parada, propiciando obviamente o criadouro do dengue e conversamos com o Marquinho e a Regininha, vamos atravessar que tem uma ponte, do outro lado tem uma ponte e tem um playground . Quando fomos atravessar para o outro lado, a ponte quebrada, ainda bem que é não nossa Ponte Preta, mas a ponte quebrada, avistei de longe e vi o playground, também quebrado. Vou me sentar, quando eu procurei um banco, não tinha um banco, todos os bancos quebrados, a sorte é que eram 11 horas e 45 minutos e nós tínhamos a luz do dia, porque não tinha um holofote, uma lâmpada, todas as luminárias danificadas, quebradas, enfim, na esteira disso, na sexta-feira nós tivemos essa matéria do Correio Popular. O que a gente pede na verdade? É o envolvimento da Câmara. Conversar com o Prefeito, a gente está aqui, a gente não quer sepultar o Prefeito. A gente quer trazer a volta a melhoria, da qualidade de vida de uma praça que tem o nome antológico, Praça Ulysses Guimarães, Ulysses Guimarães que foi um dos maiores estadistas desse país e não é possível não estar a altura do nome do Dr. Ulysses Guimarães e também parece que não é mais Praça Maior, virou praça menor e nós não queremos isso.
Por essas e outras, eu quero encaminhar, eu quero que vocês vejam só esse trabalho da Praça Ulysses Guimarães e obviamente não está à altura da metrópole chamada Campinas. Eu gostaria de mostrar para vocês, eu já não tenho mais tempo, mas o estado que nós encontramos e o trabalho que nós fizemos e é esse trabalho o que Vereador tem que fazer ajudar a administrar a cidade. Então, eu acho que a nossa intenção é ajudar a administrar a cidade. Por essa e outras, eu vou passar aos senhores para que os senhores olhem e vejam o estado de degradação que se encontra a antiga Praça Maior, hoje praça menor. Muito obrigado.

SR. VEREADOR GILBERTO BILÉO SOARES (PSDB) Sr. presidente, Srs. vereadores, distinto público presente, telespectadores da TV Câmara. Eu sou filho de médico, Dr. Gilberto Soares, 46 anos de Ortopedia, cumpridos de uma maneira irrepreensível. O meu irmão é médico Ortopedista. Eu também concordo com o vereador Dr. Dário Saadi. Eu gostaria de registrar que a maioria dos médicos, seguramente, são médicos de boa qualidade, que ajudam muito a população de Campinas e a população do Brasil. Nesse diapasão, já que estamos falando de medicina, eu, até por tudo que aconteceu com a gente, eu estava pensando em fazer, instituir o dia da semana, ou a semana municipal do combate a prevenção do câncer do sistema de urinário, visando a prevenção e divulgação de sintomas à população. E aí me ocorreu a ideia, também, do sistema reprodutor, que existe, e o vereador Dr. Dário Saadi sabe muito bem disso, um preconceito muito grande. Então, eu acho que não adianta termos bons médicos, bons hospitais, de alta qualidade e a tecnologia, dentro desse contexto, que oferece alternativas das mais diversas aos usuários da medicina, se nós não tivermos, efetivamente, uma palavra chave, uma palavra mágica que se chama informação. O objetivo nosso era fazer essa semana do sistema reprodutor e sistema urinário, para que vocês tenham uma ideia, no mundo são 200 mil novos casos de câncer, na bexiga, só no Brasil 35 mil casos. Para evitar isso, para prevenir isso, nós gostaríamos de estar trazendo essa discussão para o Município. E aí conversando com o meu médico, amigo, Dário Saadi, urologista, ele achou que nós devíamos ampliar isso, Cida, e fazer um programa de saúde do homem. Já que todos nós estamos pensando na mulher etc., eu acho que o homem nesse momento também, para acabar com o preconceito. Vocês não têm noção. Eu tenho, eu sei, morei em Brasília e lá no Nordeste o preconceito que se tem no que diz respeito à discussão do câncer de próstata, no Rio Grande do Sul, aqui em São Paulo é uma coisa que já avançou bastante, mas aqui em Campinas a gente precisava, efetivamente, desenvolver esse trabalho. E aí o vereador Dr. Dário Saadi e eu conversamos e vamos fazer uma maneira ampliada, dando ênfase ao sistema reprodutor e o sistema urinário, minimizando o estrago que isso acaba fazendo e a importância – eu outro dia comentei com o vereador Dário Saadi como é importante um urologista - é uma coisa só quem passa por isso sabe, meu amigo, Edmilson Siqueira.
Então, eu quero dizer, o que vereador Dário Saadi está ampliando essa proposta, para que pudéssemos abranger do dedo do pé à cabeça, estarmos trabalhando a saúde do homem e quem vai ganhar com isso é efetivamente a população.
E, para que isso ocorra, nós estamos querendo ter um dia, uma semana, para ficar mais sistematicamente afeita a essa discussão, salutar, sadia e importante informação levada a todos os rincões da cidade de Campinas, se existe dificuldade da classe média, média alta, professor Alberto, imagina os rincões? Nem sabe o que é toque, não sabe nada disso, não sabe como é que faz o exame de próstata. E então é essa a intenção, o objetivo nosso. E quero dizer mais, o dia que seria destinado é o dia 12 de setembro, que é o dia do nascimento de um dos maiores estadistas do nosso país, Juscelino Kubitscheck, um dos maiores presidentes da história desse país. Que também por sinal, foi urologista. Então realmente é esse o trabalho que a gente está fazendo em conjunto. A gente pede a colaboração e a contribuição dos vereadores, para que faça através de emenda, e desse sugestões, para que a gente possa aprimorar esse projeto.

 

Copyright (c) 2009 - www.bileosoares.com.br - Todos os direitos reservados